segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Análise: São Paulo é favorito; Fla, Bota e Corinthians brigam pelo título da Copinha:

A Copa São Paulo de Juniores, maior competição de base do Brasil, começa nesta segunda-feira com mais um recorde de clubes batido. Em 2017, são 120 participantes, cada um com sua meta. Os grandes da Série A buscam o título e tentam, cada um do seu jeito, mostrar que fazem um bom trabalho na formação de jogadores.



Atento a essa questão, o blog analisa a situação de 22 clubes participantes, desde o Flamengo, o atual campeão, passando pelo favorito São Paulo, até a Chapecoense, que mudou seu planejamento após o desastre aéreo ocorrido na Colômbia. Confira:

O FAVORITO

São Paulo

Campeão da Taça Libertadores, da Copa do Brasil, da Copa RS e do Paulista Sub-20, o São Paulo chega à Copinha como favorito ao título do torneio, que não conquista desde 2010, com a geração de Lucas e Casemiro. A equipe treinada pelo técnico André Jardine conta com a segurança do zagueiro Éder Militão e a velocidade do meia-atacante Caíque, além de um jogo coletivo eficiente, baseado na busca pela posse de bola e pelo controle das ações em campo. O camisa 10 Shaylon, destaque do time, corre o risco de não jogar a Copinha por um bom motivo: sua promoção aos profissionais e ida à Flórida para a pré-temporada é cogitada.

BRIGAM PELO TÍTULO
Flamengo
O atual campeão da Copinha chega totalmente reformulado para a edição 2017. Dos titulares do ano passado, apenas o zagueiro Dener segue no time, além de alguns reservas importantes, como Patrick e Klebinho, que ganharam espaço. Mas isso não significa que o time perdeu em talento. A presença da excelente dupla formada por Vinícius e Lincoln, ambos com apenas 16 anos, atesta que o trabalho de formação no Ninho do Urubu voltou a ser bem feito e está próximo de colher frutos. Resta saber apenas se essa juventude em excesso não atrapalhará o time contra equipes mais "velhas". Outra novidade está no banco: Zé Ricardo, nos profissionais, dá lugar a Gilmar Popoca, campeão mundial sub-20 em 1983 com a seleção brasileira e cria do próprio Flamengo.

Corinthians
Vice-campeão em 2016, o Corinthians também se reformulou em virtude das subidas de diversos jogadores e só tem o goleiro Filipe e o lateral-esquerdo Guilherme como remanescentes da equipe do ano passado. O resto do time é jovem, mas já mostrou talento no vice-campeonato Brasileiro Sub-20. A dupla de meias formada por Fabrício Oya e Pedrinho e o atacante Carlinhos estão entre as principais armas do técnico Osmar Loss para que a equipe chegue à sua quarta final consecutiva no torneio.

Botafogo

Campeão brasileiro sub-20 e vice da Copa RS da categoria em 2016, o Botafogo também surge como candidato ao título da Copinha. O time terá o desfalque do técnico Eduardo Barroca, que está como auxiliar de Rogério Micale na seleção sub-20, e será comandado pelo auxiliar Felipe Lucena, que teve passagem pela Portuguesa em 2016. Entre os atletas, destaque para o atacante Igor Cássio, artilheiro da Copa RS com cinco gols, para a dupla de zaga formada por Kanu e Hellerson e para o volante Jordan.

Palmeiras
O único dos grandes paulistas que jamais conquistou a Copa São Paulo chega para o torneio com alguns desfalques importantes: o meia Vitinho está com os profissionais e o atacante Artur, com a seleção sub-20 que disputa o Sul-Americano da categoria. No time comandado pelo técnico João Burse, há remanescentes do ano passado, como o ótimo goleiro Daniel Fuzato e o zagueiro Augusto, além do meia-atacante Kauê. Entre os novatos, destacam-se o meia Alan e o zagueiro Vitão, ambos de 16 anos e da seleção sub-17.

Santos
A base que mais revela jogadores de linha para o futebol brasileiro chega para a Copinha após campanhas razoáveis em 2016 e com boas expectativas. O time comandado pelo técnico Marcos Soares é jovem, e chegou às quartas de final da Copa RS Sub-20, mas perdeu o camisa 10, Matheus Oliveira, que foi para os profissionais. A esperança de gols é o centroavante Léo Souza, que veio do Ituano em 2016 e balançou a rede 29 vezes em 33 jogos. No meio, quem dá as cartas é o volante Guilherme, que disputou o último Mundial Sub-17 pela seleção brasileira.

Grêmio
O Grêmio tinha uma mudança no comando técnico já programada antes do início da Copinha: saiu Felipe Endres, que comandou o time na Copa RS Sub-20 e continua no clube treinando o grupo de transição aos profissionais, e entrou Beto Almeida. Alguns jogadores que não disputaram o torneio gaúcho também irão a São Paulo. É o caso do meia Patrick Machado e do atacante Pepê, ambos vistos como grandes promessas internamente.

Cruzeiro
Semifinalista da Copinha em 2016, o Cruzeiro chega à edição 2017 com uma equipe mais jovem e aposta em nomes talentosos como os meias Cesinha, 17 anos, e Marco Antônio, de apenas 16. No time comandado pelo técnico Marcos Valadares, quem responde pela missão de fazer gols é o atacante Rick Sena, que ganhou a posição de titular durante a última edição do torneio.

 Coritiba
Semifinalista do Brasileiro Sub-20, o Coritiba aposta em uma equipe mais experiente, com várias figurinhas carimbadas. O atacante Gustavo Mosquito é um dos destaques do time, que ainda conta com o volante Julio Rusch, o meia Talysson Lalau e os zagueiros Romércio e Thalisson Kelven, todos com passagem pelo time principal. O auxiliar-técnico do clube é o ex-volante Mozart, que passou pelo Flamengo e disputou os Jogos Olímpicos de 2000 pela seleção brasileira.

Sport

O Sport teve, em 2016, o melhor ano de sua base desde 1994, quando revelou para o Brasil nomes como Juninho Pernambucano, Chiquinho e Sandro. Chegou às quartas de final da Copa São Paulo, foi semifinalista da Copa do Brasil Sub-20 e vice-campeão da Copa do Brasil Sub-17. O time comandado pelo português Daniel Neri tem como destaques o meio-campista Pablo Pardal, o goleiro Lucas, o lateral-esquerdo Evandro e o zagueiro Adryelson.

Bahia
Vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20, o Bahia chega à Copinha desta vez com sua equipe de juniores, ao contrário do ano passado, em que os juvenis atuaram. O técnico Aroldo Moreira tem à disposição jogadores como o zagueiro Everson, recém-convocado para a seleção sub-20, e o goleiro Deijair, destaque do time na Copinha de 2016. No ataque, quem chama a atenção é Geovane Itinga, artilheiro da última edição do torneio com oito gols.

Vitória
Uma das mais tradicionais bases do Brasil, o Vitória vem para a Copinha com a base do time campeão da Copa do Brasil Sub-15. Nomes como o goleiro Jhon Wilker, o volante Farinha, o meia Yan e o atacante Eronildo formam a espinha dorsal da equipe que trocou de técnico após as eleições. Saiu Luciano Gama, e entrou Hamilton Mendes. O desfalque é o meia Nickson, filho do ex-jogador Jackson, que foi para os profissionais e está próximo de ser emprestado ao Cruzeiro.

Internacional
Eliminado precocemente no Brasileiro Sub-20, o Internacional chega à Copinha como uma incógnita. O time é comandado pelo técnico Carlos Leiria, que fez estágio com Jorge Sampaoli, no Chile, e busca sempre um futebol ofensivo, com o volante Valdemir, um ex-atacante, como principal destaque. Outros que chamam a atenção são o atacante Mila, com passagem pelos profissionais, e o zagueiro Roberto.

Atlético-PR
Um dos times que mais utiliza jogadores da base nos profissionais na Série A, o Atlético-PR chega para a Copinha com uma equipe que não teve muito sucesso nas competições nacionais durante o ano. No Estadual, porém, conquistou o título com uma equipe jovem, de jogadores em primeiro e segundo ano de juniores. Os destaques são os meias Mateus Anjos e Julian, este último de apenas 17 anos e já cobiçado por clubes europeus.
CORREM POR FORA

Vasco

Assim como no ano passado, o Vasco manda ao torneio um time jovem, com vários destaques do sub-17 e outros que estão saindo do primeiro para o segundo ano de juniores. Um deles é o centroavante Hugo Borges, goleador em todas as categorias. Outro é Paulo Vitor, meia-atacante que veio do Fluminense em 2015. Ambos já treinaram bastante entre os profissionais. Nomes como Andrey, Evander, Douglas Luiz e Alan Cardoso estão no time de cima e não descem mais.

Fluminense
Semifinalista da última Copa RS Sub-20, o Fluminense trocou de técnico recentemente: saiu Luis Felipe, entrou o gaúcho T.  Blog na Base da Bola - Globo Esporte.com

FUTEBOL NACIONAL: Luisgomense Vinicius Torquato é um dos Destaque no Pernambucano Sub - 20

Atuando pelo Retro FC o meia Vinicius Torquato natural de Luís Gomes RN, é um dos grandes nomes nesse momento no Campeonato Pernambucano de ...